CSA inaugura consultório odontológico para população em situação de rua

June 13, 2017

1/3
Please reload

Please reload

Posts Recentes
Posts Em Destaque

O NATAL DO POVO DA RUA

16 Dec 2016

         A Arquidiocese de Brasília realizou na quinta-feira, 15 de Dezembro, o Natal do Povo de Rua. A iniciativa é da Pastoral do Povo de Rua juntamente com a Casa Santo André. Cerca de 500 pessoas em situação de rua estiveram pela manhã na Catedral.

         A programação teve início com o café da manhã oferecido a todos em frente à Catedral de Brasília. Logo depois, às 10h, foi realizada a Celebração Eucarística presidida pelo cardeal dom Sergio da Rocha.

         Em sua homilia, dom Sergio falou da importância da celebração do Natal e ressaltou a presença de Jesus nas nossas vidas constantemente. “Jesus caminha conosco. Ele nos acompanha quando mais precisamos (...). Quantos irmãos e irmãs sofrem com a violência, sofrem com a falta de acolhida e amor. Jesus também nasceu deste modo, primeiramente para mostrar que Deus ama quem está nesta situação. Ele se fez pequeno, Ele se fez pobre, Ele se fez morador de rua para mostrar que Deus tem um amor muito grande por cada um de nós, mas que Ele ama de modo especial quem mais sofre.”

 

 

         Dom Sergio destacou também o papel do cristão diante do sofrimento dos irmãos. “Porém Jesus vem para nos ensinar a sermos uma verdadeira família. Uma casa que acolhe a todos, uma família que de braços abertos acolhe quem mais sofre. E a Igreja tem sido esta casa que não é só de alguns é de todos.”

         Sobre as responsabilidades, o cardeal enfatizou o papel do governo e dos órgãos públicos na questão da ajuda aos mais necessitados. “A Igreja não consegue e nem pretende resolver os problemas sociais sozinha. Nós precisamos do poder público, das autoridades, daqueles que governam e exercem o serviço ao povo em várias situações. Nós precisamos que cada vez mais os órgãos públicos façam a sua parte. Que Deus nos ajude a unir forças a superar os desafios que estão aí, fazendo com que o Natal não seja apenas um dia, mas que possa se prolongar dando nova vida aqueles que mais sofrem.”, concluiu.

         Ao final da Celebração houve a entrada da imagem do Menino Jesus e também de uma criança de apenas 20 dias, cuja mãe é atendida pela Casa Santo André. Tanto a imagem quanto a criança foram acolhidas por dom Sergio.  O cardeal levou a imagem do Menino Jesus até a manjedoura do presépio da Catedral, como gesto de renascimento para todos os presentes.

Após a celebração os irmãos de rua foram encaminhados para Paróquia São Judas Tadeu, localizada na 908 Sul, onde foi servido o almoço Natalino para cerca de 900 pessoas que participaram de diversas atividades, como apresentações cristãs, artísticas e culturais, prática de esportes, lazer e recreação.

         Este foi o 4º ano do evento em Brasília.

 

 

Pastoral do Povo de Rua

         A Pastoral da Rua é composta por cerca de 30 pessoas e conta com a colaboração de dezenas de voluntários.

         Durante todo o ano, a Pastoral realiza atividades de abordagem e acolhimento de moradores de rua em todo o Distrito Federal.

         Tradicionalmente, ao final de cada ano, este grupo promove momentos de confraternização e evangelização para a população moradora de rua, levando um pouco de conforto, alegria e até autoestima.

         Para o diácono Ribamar que é coordenador da Pastoral do Povo de Rua e presidente da Casa Santo André, O Natal do Povo de Rua é sinal de esperança de uma vida nova para aqueles que mais precisam. “Assim como aconteceu com Jesus, vários irmãos em situação de rua também não encontram lugar nas cidades e por isso estão jogados nas calçadas, debaixo dos viadutos, nas marquises. Por isso nós celebramos com eles este Natal para dar este sinal a sociedade de que o Natal verdadeiro se concretiza a partir da solidariedade do amor ao nosso irmão necessitado.”

         O Diácono também falou sobre a o trabalho da Pastoral que atualmente não consegue atender a todos que precisam, visto a grande demanda do Distrito Federal e da falta de políticas públicas que auxiliem no atendimento. “A pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Brasília ainda é muito jovem, com apenas seis anos de existência, mas já desenvolve um trabalho de grande importância em relação ao povo de rua, graças também a ajuda da Casa Santo André. Em termos de acolhimento o Distrito Federal ainda esta muito aquém do desejável. Atualmente nós temos acolhimento apenas para 10% do total de pessoas que estão em situação de rua em Brasília. Isso poderia ser um sinal  e até mesmo um pedido, um desejo que neste Natal o Governo do Distrito Federal possa olhar com outros olhos para a população de rua oferecendo melhores condições de vida pelo menos um abrigo noturno, um abrigo para que eles possam ter um lugar seguro para dormir e também oportunidade de emprego, oportunidades na sociedade.”, concluiu o diácono.

         Como a Pastoral possui grandes limitações econômicas, ela precisa de sua ajuda para continuar levando dignidade para a população em situação de rua.

 

Mas você pode ajudar!
         Doe qualquer quantia por meio da Conta corrente: 044799-3 / Agência 104 / Banco BRB / CNPJ: 07354.105/0001-98 - Nominal: Associação Casa Santo André. 

 

Para ajudar de outra forma:

         Doe alimentos, bebidas, ou ainda kits de higiene pessoal completo, com creme dental, escova de dente, sabonete, desodorante, lâmina para barbear, pente etc., e entre em contato com a organização, através dos números:
3384 9745 / 98475 0530 / 98587 3609

 

Por Kamila Aleixo
Comunicação Arquidiocese de Brasilia

Please reload

Please reload

Arquivo

<< Voltar

(61) 3327-9390 | 98415-4176

Quadra 07 Área Especial A/B

Setor Sul, Gama/DF