CSA inaugura consultório odontológico para população em situação de rua

June 13, 2017

1/3
Please reload

Please reload

Posts Recentes
Posts Em Destaque

CSA inaugura consultório odontológico para população em situação de rua

13 Jun 2017

Casa Santo André, no Gama, montou consultório odontológico a partir de doações e conta com ajuda de dentista voluntário. Instituição pede apoio para comprar material de uso continuo e descartável.

            A Casa Santo André, instituição social que atende moradores de rua no Distrito Federal inaugura nesta quarta-feira (14) um consultório odontológico. Por meio de doações, a Casa Santo André, que fica no Gama, montou a sala com os itens mais caros, cadeira especial, autoclave e compressor. Com eles será possível fazer consultas, restaurações e pequenas cirurgias.
            No entanto, a instituição diz que ainda precisa de parcerias para a realização de exames, como raio-X, e compra de materiais de uso continuo e descartáveis – resina, gaze, anestésicos, agulhas, fio de sutura e outros.

           O atendimento será feito pelo dentista voluntário Marcus Pinheiro durante três dias na semana, pelo período de 3 a 4 horas. A instituição informa que todas as pessoas que vivem nas cinco casas de acolhimento – cerca de 220 – irão passar por consulta. Além deles, cerca de 4 mil pessoas que recebem atendimento nas ruas poderão solicitar o serviço.

            "É provável que 90% delas precisem de algum outro serviço, porque a maioria nunca foi ao dentista."

 

           Oferecer atendimento bucal aos moradores de rua é um "desejo antigo" da Casa Santo André, segundo o presidente José Ribamar Moraes. "Por falta de higiene, quase todos eles têm problemas dentários muito sérios, e sofrem com dores agudas."

           O acesso ao serviço na rede pública, no entanto, não é fácil, afirma Moraes. "Embora o morador de rua tenha direito, muitas vezes ele não está preparado. Não chega na hora, está mal vestido, não é bem recebido. Muito nem acham que é direito deles."

           Desde que o projeto começou a ser pensado, há cerca de dois anos, a maior dificuldade da instituição é a falta de profissionais voluntários. Por enquanto, o único dentista envolvido é Marcus Pinheiro, que ajudou na montagem do consultório e orientou todo o processo, segundo Moraes.

           Os equipamentos essenciais, como a cadeira, foram doados por um dentista que estava reformando o consultório. Ele entrou em contato com a Arquidiocese de Brasília para saber se alguma instituição gostaria de receber o material.

 

           "O padre da Paróquia São Pedro de Alcântara me ligou e disse que tinha uma pessoa que queria doar."

           A cadeira foi recebida com festa e a Casa Santo André seguiu fazendo campanhas para arrecadar verbas. A última foi na festa junina do ano passado, quando o valor acumulado foi suficiente para a construção de uma sala com as especificidades de um consultório.

 

Casa Santo André

          Fundada há 12 anos, a Casa Santo André é uma instituição sem fins lucrativos cujo trabalho é focado no atendimento a pessoas em situação de rua, tanto no acolhimento – como casa de passagem – quanto na abordagem, que inclui atendimentos in loco a crianças, adultos e idosos.

          Para ajudar a Casa Santo André, basta ligar para os telefones (61) 3385-2615 ou 99670-0282.

 

Matéria publicada no G1 DF

 

Please reload

Please reload

Arquivo

<< Voltar

(61) 3327-9390 | 98415-4176

Quadra 07 Área Especial A/B

Setor Sul, Gama/DF